O objetivo da geometria é deixar as rodas paralelas, ajustando a posição na suspensão, de forma com que o veículo possa rodar sem nenhum tipo de problema na dirigibilidade.
A recomendação padrão, por assim dizer, é que o alinhamento seja feito a cada 10 mil quilômetros rodados para evitar qualquer irregularidade. Até como uma forma de prevenção.
No entanto, com a utilização do veículo no dia a dia algumas situações podem comprometer o alinhamento e tornar a geometria necessária antes dessa “vida útil” citada acima. Os buracos encontrados na pista e subir no meio-fio, por exemplo, são alguns desses fatores, além é claro do desgaste natural da suspensão do veículo.
Essas irregularidades causam o desalinhamento das rodas, que pode ser percebido tanto em movimento quanto com o veículo parado. No primeiro caso, com as “puxadas”. No outro, com o desgaste irregular das bandas de rodagem dos pneus. É importante alertar também, que ocorrem em muitos casos desgastes irregulares e prematuros nos pneus, mas o motorista não perceber esta irregularidade no dirigir. Por este motivo o veículo deve ser revisado no máximo a cada 10mil km.
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